Total de visualizações de página

domingo, 22 de novembro de 2015

Evite a quebra sintática (anacoluto)

“O Brasil, sendo o segundo país com impostos mais altos do mundo, em vez de investir em saúde, educação e segurança, fortunas foram gastas em investimentos para a Copa do Mundo e a recepção para os estrangeiros.” (Redação de aluno)

Na passagem acima ocorre uma falha de coesão. O uso da locução “em vez de” faz esperar que “o Brasil” continue como sujeito do verbo “gastar”. O aluno não respeitou isso e introduziu, inadequadamente, uma voz passiva em que “fortunas” aparece como o novo sujeito. O resultado é uma quebra que dá à frase o aspecto de um anacoluto (figura em que um termo – no caso, “o Brasil” – fica excluído da cadeia sintática).

         Eis a frase corrigida: “O Brasil, sendo o segundo país com impostos mais altos do mundo, em vez de investir em saúde, educação e segurança, gasta fortunas em investimentos para a Copa do Mundo e a recepção aos estrangeiros.”

Um comentário:

Service disse...

Só será considerado figura de linguagem se o termo que se deixar solto na frase tiver valor expressivo e não prejudicar o sentido do enunciado. Caso contrário, será um defeito de construção sintática.