Total de visualizações de página

domingo, 1 de novembro de 2015

Lacuna de sentido e problemas semânticos

“A Lei Maria da Penha garante punições aos agressores de mulheres no âmbito doméstico. Foi alegado que Eliza Samudio não precisava de proteção do Estado pois não participava da atmosfera familiar de Bruno Sousa. Porém, a relação ‘não oficial’ acabou resultando na tragédia que chocou o Brasil.” (Redação de aluno)

A passagem acima apresenta uma lacuna de sentido entre o primeiro e o segundo períodos; para referir a alegação de que Elisa Samudio não precisa da proteção do Estado, é preciso antes informar que ela solicitou essa proteção. Apresenta também impropriedades semânticas (garante, âmbito doméstico, atmosfera familiar) e um problema coesivo (uso de “porém” no lugar de um conectivo que indique conclusão).

        Eis a passagem corrigida: “A Lei Maria da Penha prevê punição aos agressores de mulheres que sofrem violência doméstica. Eliza Samudio, dias antes de ser assassinada, apelou à Justiça com base nessa lei. Alegou-se que ela não fazia jus à proteção do Estado, pois não tinha um vínculo estável com Bruno de Sousa. Diante disso, a relação ‘não oficial’ acabou resultando na tragédia que chocou o Brasil.”

Nenhum comentário: