Total de visualizações de página

domingo, 1 de maio de 2016

Mantenha a coesão e a clareza

"Além da falta de coerência desse projeto na questão do Estado interferir na forma de educar, ele não esclarece quais serão os critérios usados para associar a punição ao nível de gravidade das palavras.” (Redação de aluno)

         As ideias do período acima estão mal articuladas. Falta ao texto coesão e clareza. A razão disso é que o termo “o projeto” (sobre a interferência do Estado na educação dos filhos) não se correlaciona com o pronome “ele”. Isso determina uma quebra na estrutura. O correto é, desde o início, apresentar “o projeto” como sujeito.

Por exemplo: “Além de o projeto ser incoerente, por permitir que o Estado interfira na educação dos filhos, ele não esclarece quais os critérios para associar a punição ao nível de gravidade das palavras.” 

Um comentário:

Service disse...

Não se contrai a preposição com o artigo ou pronome que antecede o sujeito de um verbo no infinitivo. Diferentemente do objeto, que pode ser preposicionado, o sujeito pode ter complemento, mas não pode ser complemento. Só Bechara diz o contrário.