Total de visualizações de página

domingo, 17 de novembro de 2013

"herdar" ou "legar"?

           “Algo que me foi herdado e que preservarei na minha vida a qualquer custo são valores como a honestidade e a humildade.” (Redação de aluno)
 
         Na passagem acima, há problema com o uso da locução “me foi herdado”. A construção dá a entender que herdaram do aluno valores como honestidade e humildade (“algo que foi herdado de mim...”). No entanto ele é o beneficiário e não o transmissor desses valores, que lhe foram legados pelos ascendentes.
  
       Caso se mantenha “herdar”, o herdeiro deve aparecer como sujeito ou como agente da passiva: “Algo que herdei...” ou “Algo que foi herdado por mim...”
         Eis a frase corrigida: “Algo que me foi legado e que preservarei na minha vida a qualquer custo são valores como a honestidade e a humildade.”
      

Nenhum comentário: