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quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Evite lacunas no raciocínio

          “Outro problema que atinge o idoso brasileiro é o preconceito contra as pessoas nessa fase da vida. Porém, muitos indivíduos ao chegarem nessa faixa de idade fazem muito mais atividades que os jovens.” (Redação de aluno)

        A passagem acima revela uma lacuna no raciocínio. O aluno afirma, no primeiro período, que o idoso é alvo de preconceito. No segundo, trata de mostrar que esse preconceito é injustificado, mas sustenta seu ponto de vista com uma referência pouco significativa. O fato de o idoso “fazer atividades” não impede que a discriminação contra ele se manifeste em outros âmbitos.

        Para dar unidade ao texto, é preciso inserir entre os dois períodos uma informação a que o segundo período possa realmente se contrapor. Exemplo:

         “Outro problema que atinge o idoso brasileiro é o preconceito contra as pessoas nessa fase da vida. Afirma-se, por exemplo, que são pouco ativas. Porém, muitos indivíduos ao chegarem nessa faixa de idade fazem muito mais atividades que os jovens.”

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