Total de visualizações de página

domingo, 28 de julho de 2013

Falha semântica e infinitivo composto

        “O Congresso Nacional votou uma série de concessões, como ter tornado a corrupção um crime hediondo, arquivado a Pec 37 e proibido o voto secreto em votações para cassar o mandato de legisladores acusados de irregularidades.”  (Redação de aluno)

        Há dois problemas na passagem acima – um semântico, outro morfológico. O semântico está no uso inadequado de “concessões”. Segundo o Aurélio, concessão significa “consentimento, transigência”, ou ainda “o ato de ceder algo de sua opinião ou direito”. O Congresso não praticou nenhuma dessas ações ao atender o pleito dos manifestantes. Diante disso, o aluno deveria ter optado por uma palavra neutra como “medidas”.

       A falha morfológica é o uso do infinitivo composto (ter tornado) em vez do simples (tornar), o que levou à monótona repetição do particípio nas formas verbais subsequentes. 

         Eis a frase corrigida: “O Congresso Nacional votou uma série de medidas, como tornar a corrupção um crime hediondo, arquivar a Pec 37 e proibir o voto secreto em votações para cassar o mandato de legisladores acusados de irregularidades.”

Nenhum comentário: