Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Não existe "adéqua"

          “Por isso, devemos escolher o curso que mais se adéqua a nossa natureza.” (Da redação de um aluno)

         O verbo “adequar” é defectivo; por razões de eufonia, ele não se flexiona em todas as pessoas do presente do indicativo, do subjuntivo, e nas formas do imperativo delas derivadas. É conjugado apenas nas formas arrizotônicas, ou seja, aquelas em que a sílaba tônica está fora do radical (nós adequamos, vós adequais; nós adequemos, vós adequeis).

          Sendo assim, não existe “adéquo” (assim como não existem “adéquas”, “adéquam”; “adeque”, “adeques”, “adequem”). A saída, em casos como esse, é substituir a forma verbal por um sinônimo: “Por isso, devemos escolher o curso que mais se ajusta a nossa natureza.”

4 comentários:

André Ávila disse...

De acordo com o dicionário eletrônico Houaiss, o verbo adequar é regular. Clicando-se na aba "Conjugação de verbos", vê-se as diversas formas (“adéquas”, “adéquam”; “adeque”, “adeques”, “adequem”).

Unknown disse...

Caro André:

A conjugação de “adequar” é de fato polêmica. Tanto que na versão em papel do mesmo dicionário Houaiss, lê-se: “conjugável nas formas arrizotônicas (adequamos, adequais), é defectivo no pres. do ind. e do subj. (...).” Isso justifica a afirmação de que não existe “adéqua (se)”, cuja sílaba tônica se encontra no radical (dé). Continuo achando que essa forma, por soar mal, deve ser substituída por “ajusta(se)”, “adapta(se)”, “amolda(se)” ou outro sinônimo.

Abraço,

Chico Viana.

Carlinhos byzzarro disse...

Eita verbinho controverso !

Anônimo disse...

Adequar não tem eu, tu, ele e eles no presente do indicativo e todo o presente do subjuntivo; pretérito e futuro são regulares.