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segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Refeitura de parágrafo verborrágico e precioso

        
        “O trabalho na escola vem se reduzindo a meros interesses de resultados em vestibulares. Não há como negar a importância de resultados, qualquer que seja o âmbito tratado, mas muito melhor é unido aos resultados observar o corpo gerador dos mesmos. E qual esse corpo gerador senão aquele formado pelo conjunto dos seguintes valores: amor, respeito, justiça, paz, solidariedade? Para ultrapassar a superfície de meros resultados, o conceito escola ter impresso em suas entranhas os já mencionados valores.” (Redação de um aluno)
        O parágrafo acima apresenta preciosismo e excesso de palavras. Expressões como “qualquer que seja o âmbito tratado”, “corpo gerador dos mesmos”, “superfície de meros resultados” e “ter impresso em suas entranhas” obscurecem o sentido e tornam praticamente incompreensível o pensamento do aluno. É preciso cortar algumas ou substituí-las por termos mais simples para dar clareza ao enunciado. Por exemplo:
       “O trabalho na escola vem se resumindo ao interesse por resultados no vestibular. Não há como negar a importância desses resultados, mas o importante é unir a eles a transmissão dos valores que os geram: amor, respeito, justiça, paz, solidariedade. A escola deve se comprometer sobretudo com esses valores”.

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