“Nas últimas décadas o nosso país melhorou o nível de educação. Tendo a taxa de analfabetismo reduzida, aumento de matrículas escolares e crescimento da escolaridade média.” (Redação de aluno)
Na passagem acima, ocorre má ordenação do primeiro período e quebra da coesão por uso inadequado do gerúndio (em vez de “tendo”, caberia a forma desenvolvida “teve”).
Há também quebra de paralelismo na oração encabeçada pelo gerúndio, pois “taxa” não se harmoniza morfologicamente com “aumento” e “crescimento”.
O melhor seria reestruturar a passagem desde o início, apresentando “o nível de educação” como tópico sentencial (sujeito). Por exemplo:
3 comentários:
Lembro demais desses ensinamentos! Uso sempre. Saudade das aulas... hehe. Grande abraço!
As correções são pertinentes, porém não há explicação por que devem ser feitas dessa forma.
Grato pelo comentário, Mar Azul.
Ao usar o futuro do pretérito (poderia estruturar), sugiro que essa é uma ordenação possível - isso não exclui outras. O importante é que o texto apresente harmonia estrutural, o que não havia antes.
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