Total de visualizações de página

domingo, 21 de novembro de 2021

Tema de Redação - "Cidadania e meio ambiente"


 

                                       CORREÇÃO E REFEITURA

NOTA: 680

O mundo pós-moderno enfatiza o exercer (1) da cidadania, salientando-se (2), de forma responsável, os deveres sociais para com o meio ambiente. Um reflexo da busca pela sustentabilidade (3) que tem se intensificado nos últimos séculos (4).

A desigualdade social exibe (5) impactos ambientais, por exemplo, nas grandes cidades, em cujas periferias concentram-se grandes quantidades do descarte inadequado (6) e escassez de saneamento básico. O resultado é a degradação ambiental, inclusive também (7), a falta de acesso à educação, convergindo-se (8) logo a (9) um problema socioambiental.

Vê-se, em paralelo, que a cidadania, em parte dos deveres, exibe-nos e pede-nos responsabilidade social e coletiva. A dignidade humana como princípio fundamental da Constituição Federal promove a coexistência mútua (10) entre tais responsabilidades, de modo que a primeira induz atitudes cabíveis ao bem-alheio (11) de modo singular gerando o segundo, o bem-estar comum.

Além disso, verifica-se a necessidade de maior atuação do Estado visando a (12) diminuição das desigualdades sociais, visto que (13) constitui um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. E (14) também maior participação da sociedade enquanto cidadãos precisa ser feita através (15) da educação, conhecendo seus direitos e deveres.

Tendo em vista o apresentado (16), vê-se claramente que cada vez mais faz-se necessária (17) um diálogo entre cidadania e responsabilidade socioambiental, de modo a enfatizar quanto estão intimamente ligadas e causando (18) influências cotidianas.

 

                                                    CORREÇÕES

 

1-    Por que substantivar o infinitivo se existe o substantivo “exercício”?

2-    O sujeito é o mesmo, “o mundo moderno”, de modo que não cabe o “se”.

3-    Insira a vírgula antes do “que”, pois há uma só busca. Ou seja, a oração que esse conectivo insere é explicativa, e não restritiva. 

4        - Evite fragmentar o período: “Isso é um reflexo da busca pela sustentabilidade...”.

5-    É melhor “provoca”.

6        - Descarte de quê? Complete o sintagma.

7        - Evite o pleonasmo; basta “inclusive”.  

8-     Evite o gerúndio e retome “falta” por meio de um pronome relativo: “...inclusive a falta de acesso à educação, que convergiu logo para um problema ambiental”.

9        - Atenção à regência: algo converge para, e não a.  

10   - Evite o pleonasmo e atente ao uso do conectivo: “...promove a coexistência de tais responsabilidades...”.

11- Aí existem duas palavras, e não um composto: “bem alheio”.

12- Atenção para a regência; o verbo visar com o sentido de “objetivar”, “ter como propósito”, é transitivo indireto.

13- Introduza o elemento coesivo: ...visto que ela constitui...”.

14- Evite fragmentar o período. Veja a REFEITURA.

15   - Evite o truncamento sintático. Veja REFEITURA.

16   - Prefira “Diante disso”.

17   - Atenção para a concordância. O sujeito é “um diálogo”, cujo núcleo é masculino.

18   - Troque o gerúndio por forma desenvolvida: “...e causam influências cotidianas.”

                           

                                                     REFEITURA

O mundo pós-moderno enfatiza o exercício da cidadania, salientando, de forma responsável, os deveres sociais para com o meio ambiente. Isso é um reflexo da busca pela sustentabilidade, que tem se intensificado nos últimos os séculos.

A desigualdade social provoca impactos ambientais, por exemplo, nas grandes cidades, em cujas periferias concentram-se grandes quantidades do descarte inadequado de resíduos tóxicos e escassez de saneamento básico. O resultado é a degradação ambiental, inclusive a falta de acesso à educação, e isso converge logo para um problema socioambiental.

Vê-se, em paralelo, que a cidadania, em parte dos deveres, exibe-nos e pede-nos responsabilidade social e coletiva. A dignidade humana como princípio fundamental da Constituição Federal promove a coexistência de tais responsabilidades, de modo que a primeira induz atitudes cabíveis ao bem alheio de modo singular e gera o segundo – bem-estar comum.

Além disso, verifica-se a necessidade de maior atuação do Estado visando à diminuição das desigualdades sociais, visto que ela constitui um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. Assim, também propicia maior participação da sociedade por meio da educação, levando o indivíduo a conhecer seus direitos e deveres.

Diante disso, vê-se claramente que cada vez mais faz-se necessário promover o diálogo entre cidadania e responsabilidade socioambiental. Essa tarefa cabe ao Ministério da Educação, por meio da inserção nos currículos escolares de disciplinas voltadas ao estudo e à preservação do meio ambiente, que deve ser tratado com prioridade dada a sua importância para a sobrevivência das gerações futuras. Isso enfatizará a percepção de que cidadania e meio ambiente estão intimamente ligados e influenciam o nosso cotidiano.  

 

                                                    OBVERVAÇÕES

          Procure apresentar o ponto de vista na Introdução.  

           Proceda a ajustes no nível semântico, a fim de tornar o texto mais preciso, e fique atento à coesão.

         A proposta de intervenção é extremamente lacunosa. Além de não nomear o agente, deixa muito vaga a ação.  

         Leia com bastante atenção a REFEITURA, confrontando a sua versão com a versão refeita. Nela podem ocorrer ajustes ou retificações que não constam nas CORREÇÕE0S.

 

                    Competências                       

    0

  40  

   80       

120

 

 160

200

 

(1) Domínio do registro formal     

 

 

 

 

X

 

 

(2) Compreensão do tema e aplicação de conceitos variados

 

 

 

X

 

 

(3) Seleção e relacionamento coerente de informações e argumentos       

 

 

 

 

X

 

(4) Conhecimento dos mecanismos linguísticos para a argumentação

 

 

 

 

X

 

(5) Apresentação de propostas

 

 

X

 

 

 

 

REFAZER       -      SIM  X    NÃO__                                          

                 

                                              

Nenhum comentário: