Uma das condições para redigir bem é manter juntas as
palavras que têm relação entre si. O agrupamento de ideias afins concorre para
dar unidade ao texto e torna mais fácil a leitura. Quando o aluno não observa
isso o resultado é ruim, como se pode ver neste exemplo:
“Observa-se hoje uma contrapartida na
veracidade dos malefícios que o uso de drogas pode causar, inclusive no âmbito médico.”
A parte grifada dá a entender que
as drogas causam malefícios... “no âmbito médico”. O motivo dessa ambiguidade foi
o deslocamento do adjunto adverbial (grifado) para o fim da frase. Esse
adjunto, contudo, não está associado a “pode causar” e sim a “observa-se”.
É o que mostra a refeitura, na qual se corrige
também certa obscuridade semântica que aparece no início:
“Observa-se hoje, inclusive no âmbito médico, uma contestação aos malefícios que o
uso de drogas pode causar.”
Agrupar não é apenas manter juntas as partes
associadas. É também delimitar ideias semelhantes por meio de uma pontuação adequada.
Vírgula ou ponto concorrem para que se dê ênfase a determinada(s) parte(s) do texto.
Uma vírgula no lugar de um ponto estica desnecessariamente o período e deixa de
destacar ideias importantes.
Observe o seguinte parágrafo introdutório extraído
de uma redação sobre os problemas do envelhecimento no Brasil:
“O Brasil tornar-se-á um dos países com a
maior quantidade de idosos no mundo. Em 2050, 30% da população brasileira, o
equivalente a 64 milhões de pessoas, estará com 60 anos ou mais, mas será que
todos conseguirão ter qualidade de vida?”
O aluno abre o texto com uma afirmação
que é justificada no período seguinte. Os números apresentados comprovam que a
tendência do Brasil é ter no futuro um grande número de idosos.
A isso
ele contrapõe uma pergunta que termina se constituindo no seu ponto de vista. O questionamento sobre se o País terá condições
de dar qualidade de vista aos seus idosos será desenvolvido ao longo do texto.
A má pontuação, contudo, não reflete a importância do que foi questionado. Faz com
que a pergunta apareça como uma simples extensão do período anterior.
Outro
seria o resultado se o aluno tivesse usado um ponto (e não uma vírgula) antes da
conjunção “mas”:
“O
Brasil tornar-se-á um dos países com a maior quantidade de idosos no mundo. Em
2050, 30% da população brasileira, o equivalente a 64 milhões de pessoas,
estará com 60 anos ou mais. Mas será
que todos conseguirão ter qualidade de vida?”
Escrever
é cortar e também juntar, aproximando informações que se associam. O resultado
será mais simplicidade e clareza.
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