Total de visualizações de página

domingo, 20 de março de 2016

Mais uma refeitura de parágrafo

“O Zica vírus representa uma ameaça ainda maior para as gestantes, principalmente no início da gravidez, onde há a má-formação do feto, que pode vir a entrar em contato com o vírus, causando a má-formação cerebral, além de outras complicações que estão sendo investigadas por médicos e pesquisadores que afirmam que o Zica está sofrendo mutações e pode ir além da microcefalia.” (Redação de aluno)  

         No parágrafo acima há problemas de pontuação e estrutura. A ausência de pontos intermediários faz com que ele apareça em um único período, o que leva a uma sequência caótica de informações. Além disso o aluno repete desnecessariamente palavras (má-formação) e comete falhas na coesão e na coerência. No primeiro caso, ao usar “onde”, sugere que o início da gravidez é um lugar e não um momento; no segundo, dá a entender que o feto, e não o vírus, causa a má-formação. Por fim, comete imprecisão vocabular com o uso de “ir além”.
   
 Eis o parágrafo corrigido: “O Zica vírus representa uma ameaça ainda maior para as gestantes, principalmente no início da gravidez. Ele pode entrar em contato com o feto e causar a má-formação cerebral, além de outras complicações que estão sendo investigadas. Médicos e pesquisadores afirmam que o Zica está sofrendo mutações e pode provocar outros danos além da microcefalia.”   

Nenhum comentário: