Total de visualizações de página

sábado, 28 de julho de 2012

Um caso extremo de gerundismo

       "A leitura nos proporciona uma sinestesia incrível, envolvemo-nos com as histórias narradas, saindo da realidade e adentrando no tão imprevisível e fascinante mundo da fantasia, aperfeiçoando nossa inteligência e sensibilizando nosso jeito de pensar." (Redação de aluno)  

      A passagem acima constitui um caso extremo de gerundismo. Nela o aluno enfileira os gerúndios (nada menos de quatro!) sem se preocupar com a articulação entre as orações. Disso resulta um texto mal pontuado, em que as informações se justapõem numa sequência aparentemente arbitrária. 

         Na refeitura, devem-se corrigir também as falhas de pontuação, a banalidade no emprego do adjetivo ("incrível" aí não diz nada) e a regência inadequada do verbo "adentrar" (que é transitivo direto).

          Eis a frase corrigida: "A leitura nos proporciona uma enorme troca de sensações. Envolvemo-nos com as histórias narradas, saímos da realidade e adentramos o imprevisível e fascinante mundo da fantasia. Isso aperfeiçoa nossa inteligência e sensibiliza nossa forma de pensar."

Nenhum comentário: