Total de visualizações de página

domingo, 31 de janeiro de 2016

Mau uso de "aderir" e "cessão"

“Os sábados aderiram sinônimos de desconforto devido ao barulho de certos cultos religiosos. Diante desse quadro, solicitamos a cessão desses atos de maneira rápida e efetiva.” (Redação de aluno)

       Na passagem acima o verbo “aderir” e o substantivo “cessão” estão indevidamente empregados. Problemas semânticos como esses decorrem do desconhecimento do sentido das palavras ou da confusão que às vezes se faz entre parônimos (palavras que se assemelham pelo som).
         
Entre os sentidos de “aderir”, não está o de “virar”, “tornar-se”, que cabe no contexto da frase. Da mesma forma, o substantivo correspondente a “cessar” é “cessação”, e não “cessão” (que corresponde ao verbo “ceder”). 

        Eis a frase corrigida: “Os sábados tornaram-se sinônimo de desconforto devido ao barulho de certos cultos religiosos. Diante desse quadro, solicitamos a cessação desses atos de maneira rápida e efetiva.”

domingo, 3 de janeiro de 2016

Evite falhas na conexão das ideias

“Nossa civilização formou-se em meio a guerras e perseguições, por isso um jovem brasileiro que vai aos países do primeiro mundo aprende a cumprir leis, pois em nosso país as pessoas se orgulham de não cumpri-las.” (Redação de aluno)

Na passagem acima há uma falha na conexão das ideias. Não está claro o nexo entre a primeira oração e o que dela se conclui. Qual a relação entre a civilização se formar em meio a guerras e perseguições, e um jovem brasileiro aprender a cumprir as leis nos países do primeiro mundo? Falta alguma coisa que sirva de elo entre as duas afirmações.

          Por exemplo: “Nossa civilização formou-se em meio a guerras e perseguições, o que encorajou o descaso com as normas que disciplinam o funcionamento da sociedade. Diante disso, um jovem brasileiro que vai aos países do primeiro mundo aprende a cumprir leis, pois em nosso país as pessoas se orgulham de não cumpri-las.”