Total de visualizações de página

domingo, 16 de agosto de 2015

O verbo "proliferar"

“A mídia pode usar suas diversas ferramentas de comunicação para proliferar a ideia de que não devemos permitir a banalização desse direito.” (Redação de aluno)

 Na passagem acima há um problema de regência. O verbo “proliferar”, que significa “propagar-se, crescer em número”, é intransitivo. O aluno o flexionou como transitivo direto, considerando “a ideia” como objeto direto quando ela na verdade é sujeito.
          
Há duas formas de corrigir a frase:  
- a primeira é substituir “proliferar” por um sinônimo: “A mídia pode usar suas diversas ferramentas de comunicação para disseminar (propagar) a ideia de que não devemos permitir a banalização desse direito”;
- a segunda é antepor a “proliferar” um verbo causativo do qual “a mídia” seja o sujeito: “A mídia pode usar suas diversas ferramentas de comunicação para fazer proliferar a ideia de que não devemos permitir a banalização desse direito”.

          Outro erro comum é dar esse verbo como pronominal: “A doença se proliferou por falta de boas condições higiênicas”. “Flexionar” dispensa o pronome. Deve-se dizer: “A doença proliferou por falta de boas condições higiênicas.

Um comentário:

Service disse...

Proliferar, embora seja muito usado como verbo pronominal, é verbo intransitivo.