Total de visualizações de página

domingo, 21 de junho de 2015

Fique atento à preposição que introduz o pronome relativo

“A conquista do mercado de trabalho possibilitou maior independência financeira, na qual, as mulheres, agora são capazes de tomar suas próprias decisões.” (Redação de aluno)  


      Na passagem acima há uma falha coesiva e outra de pontuação. A primeira está representada pelo uso da locução “na qual”. A preposição “em” não traduz adequadamente a relação entre a capacidade de tomar decisões e a independência financeira das mulheres. Uma coisa não está “na” outra; é função ou efeito da outra.      

      A falha de pontuação reside no uso de vírgulas após “na qual”. A segunda vírgula, por exemplo, infringe a norma por separar o sujeito (as mulheres) do predicado.

          

    Eis a frase corrigida: “A conquista do mercado de trabalho possibilitou maior independência financeira, em função da qual as mulheres agora são capazes de tomar suas próprias decisões.”

domingo, 7 de junho de 2015

Má escolha do conectivo muda o sentido da frase

“A insegurança no trabalho vem aumentando muito por parte do corpo docente.” (Redação de aluno)

          Os conectivos não servem apenas ligar orações ou partes de orações. Servem também para acrescentar determinados sentidos à frase. Na passagem acima, por exemplo, a locução prepositiva “por parte de” dá a entender que o corpo docente é responsável pela insegurança no trabalho. Isso, obviamente, não corresponde à realidade. Quem acompanha o noticiário sabe que os professore se sentem cada vez mais inseguros devido às agressões e desacatos que sofrem na sala de aula.

           Eis a frase corrigida: “A insegurança no trabalho vem aumentando muito entre os membros do corpo docente.”