Total de visualizações de página

domingo, 31 de maio de 2015

Uso inadequado do conectivo e outros problemas

          “A legalização das drogas é um tema polêmico e atual. Uma vez que muitos acreditam que legalizar diminuiria o tráfico, outros acreditam ser inaceitável devido aos transtornos que a mesma proporciona.” (Redação de aluno)

 Na passagem acima ocorrem, pela ordem, problemas coesivo, semântico e gramatical. A falha de coesão decorre do uso inadequado do conectivo “uma vez que”; tal locução é inadequada para estruturar o contraste entre quem é a favor e quem é contra a legalização das drogas. A falha semântica consiste na repetição do verbo “acreditar”, que torna monótono o enunciado. A falha gramatical, por fim, está representada pelo uso de “a mesma” como pronome pessoal.

         Eis a passagem corrigida: “A legalização das drogas é um tema polêmico e atual. Enquanto muitos acham que legalizar diminuiria o tráfico, outros acreditam ser isso inaceitável devido aos transtornos que proporciona.”

Um comentário:

Service disse...

Mesmo é pronome adjetivo demonstrativo, advérbio ou conjunção, nunca pronome pessoal. Como pronome, sempre acompanha um substantivo, nunca o substitui.