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domingo, 16 de março de 2014

A boa ordem concorre para a clareza do texto

      “Em uma sociedade moderna, com o aumento da competição, os distúrbios tendem a aumentar, como: a depressão, o suicídio, e a solidão.” (Redação de aluno)

Ordenar bem o período é dos requisitos para obter clareza. Uma frase mal ordenada, ainda que tenha nexo, faz o leitor interromper a sequência da leitura. Mesmo que ele apreenda o sentido global, perde tempo reorganizando mentalmente o texto. Muitas vezes tem que voltar ao início para compreender tudo.

Exemplo de má ordenação é a passagem acima. O aluno afirma que a incidência de determinados distúrbios tende a aumentar na sociedade moderna, em que é grande a competição.

        O problema é que ele exemplifica alguns desses distúrbios (ou melhor: apenas um, pois o suicídio e a solidão não são distúrbios) depois de completar o período. Essa indicação “fora de tempo”, agravada pela inadequação dos exemplos, acaba desnorteando o leitor.
   
       Eis uma melhor redação: “Em uma sociedade moderna, com o aumento da competição, distúrbios como a depressão tendem a aumentar. Isso agrava a solidão das pessoas e pode levá-las ao suicídio.”

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