Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de junho de 2016

Uma boa ordem assegura a progressão das ideias

“Apesar de ainda existirem agressões verbais, as conquistas femininas diminuiram consideravelmente a frequência desses atos. Mulheres que são julgadas por suas atitudes, como usar roupas curtas ou praticar algum esporte considerado masculino, sofrem agressão verbal. Graças as conquistas do movimento feminista, o machismo tende a ser extinto da sociedade, e as mulheres estão chegando cada vez mais proximas de seu objetivo, a igualdade de gênero.” (Redação de aluno)

O parágrafo acima apresenta falhas na progressão devido à repetição de termos. O aluno faz referência duas vezes às agressões verbais contra as mulheres às conquistas do feminismo. Informações redundantes, como se sabe, comprometem a estruturação do texto e irritam o leitor.

Muitas vezes o problema ocorre devido a um mau ordenamento das ideias. É justamente o que ocorre no parágrafo acima, que foi mal pensado e, por isso, está mal expresso. Uma forma de resolver o problema é colocá-lo na ordem adequada, retomando os termos repetidos por meio dos elementos coesivos adequados (em negrito na versão refeita).  Ao refazer, corrigem-se também os problemas gramaticais (acentuação, crase e flexão indevida do advérbio “próximo”). Por exemplo:

“Mulheres que são julgadas por suas atitudes, como usar roupas curtas ou praticar algum esporte considerado masculino, sofrem agressões verbais. Apesar de tais agressões ainda existirem, as conquistas do movimento feminista diminuíram consideravelmente a sua frequência. Graças a essas conquistas, o machismo tende a ser extinto da sociedade, e as mulheres estão chegando cada vez mais próximo de seu objetivo -- igualdade de gênero.”

Nenhum comentário: