Total de visualizações de página

domingo, 31 de maio de 2015

Uso inadequado do conectivo e outros problemas

          “A legalização das drogas é um tema polêmico e atual. Uma vez que muitos acreditam que legalizar diminuiria o tráfico, outros acreditam ser inaceitável devido aos transtornos que a mesma proporciona.” (Redação de aluno)

 Na passagem acima ocorrem, pela ordem, problemas coesivo, semântico e gramatical. A falha de coesão decorre do uso inadequado do conectivo “uma vez que”; tal locução é inadequada para estruturar o contraste entre quem é a favor e quem é contra a legalização das drogas. A falha semântica consiste na repetição do verbo “acreditar”, que torna monótono o enunciado. A falha gramatical, por fim, está representada pelo uso de “a mesma” como pronome pessoal.

         Eis a passagem corrigida: “A legalização das drogas é um tema polêmico e atual. Enquanto muitos acham que legalizar diminuiria o tráfico, outros acreditam ser isso inaceitável devido aos transtornos que proporciona.”

domingo, 24 de maio de 2015

Lacuna entre as ideias e falha semântica

“A violência ocorria quase que exclusivamente nas ruas e em alguns lares. Falar em violência escolar era exceção, porém muitos fatores têm interferido nessa mudança comportamental dos alunos.” (Redação de aluno)

           Na passagem acima ocorre lacuna entre as ideias. O estudante se refere a uma mudança que antes não foi mencionada, ou seja, a uma situação que se tornou comum: a violência na escola. Contrapor a regra à exceção é importante para dar unidade ao texto. Além disso ocorre impropriedade semântica, representada pelo uso do verbo "interferir".  


      Eis a frase corrigida: “A violência ocorria quase que exclusivamente nas ruas e em alguns lares. Falar em violência escolar era exceção, mas atualmente é a regra. Muitos fatores concorreram para essa mudança comportamental dos alunos.”

domingo, 10 de maio de 2015

Sem ordem não há clareza

     “Com o advento da internet, as informações passaram a circular com mais velocidade e a alcançar mais pessoas, inclusive os conteúdos que maculam a imagem de alguém.” (Redação de aluno)

A boa ordenação é fundamental para dar clareza à frase. A passagem acima é uma prova disso: por não ordenar adequadamente os termos, o aluno dá a entender que graças à internet as informações passaram a alcançar tanto as pessoas como os conteúdos que mancham a imagem de alguém. Tais conteúdos, no entanto, estão sintaticamente associados às informações.
 
        Eis a frase corrigida: “Com o advento da internet, as informações – inclusive os conteúdos que maculam a imagem de alguém -- passaram a circular com mais velocidade e a alcançar mais pessoas.” 

domingo, 3 de maio de 2015

Confusão entre os verbos "agir" e "haver"

“É importante que os pais e a escola hajam para combater o bullying, identificando possíveis agressores e vítimas.” (Redação de aluno)

Os verbos “agir” e "haver" são homófonos (ou seja, têm o mesmo som) no presente do subjuntivo: “Talvez haja poucas pessoas na rua”; “Não fique parado. Aja enquanto é tempo”, e assim em todas as pessoas. Isso leva a enganos como o que o aluno cometeu. Ele queria dizer que os pais e a escola devem “agir”, e não “haver” (ter) alguma coisa.


Eis a frase corrigida: “É importante que os pais e a escola ajam para combater o bullying, identificando possíveis agressores e vítimas.”