Total de visualizações de página

domingo, 20 de julho de 2014

Sobre a palavra "âmbito"

       “Diante disso, é necessária uma ação governamental no âmbito de aumentar a segurança da população.” (Redação de aluno)

    A palavra “âmbito” significa “esfera de ação ou de pensamento”. Indica também o “campo ou espaço em que ocorre ou se exerce alguma atividade” (Houaiss). O âmbito a que se refere o aluno é a segurança, domínio em que é necessária uma ação governamental.

      Como a segurança é também o fim a que se visa, o estudante confundiu domínio e finalidade. Eis a frase corrigida:

      “Diante disso, é necessária uma ação governamental a fim de aumentar a segurança da população.”

Mantenha a uniformidade dos pares correlativos

       “Nem todos que disputam por essa chance de entrar em uma universidade pública escolhem o curso por amor, mas pelas promessas de bons salários e de um futuro promissor.” (Redação de aluno)

      Na passagem acima há um problema de gramática e outro de estrutura. O gramatical diz respeito à regência; o verbo “disputar” não rege complemento indireto, por isso dispensa o conectivo. Este aparece quando introduz complemento ao nome derivado desse verbo (“É grande a disputa por vagas”).

        A falha estrutural decorre da quebra do paralelismo sintático; o aluno estabelece erradamente a correlação entre “nem todos... mas”. Da forma como escreve, confunde o sujeito com o adjunto adverbial de causa.

      Há duas possibilidades de correção. Na primeira toma-se como referência o sujeito, que nega a totalidade e faz esperar, obviamente, a ressalva que confirma essa negação:

     “Nem todos que disputam a chance de entrar em uma universidade pública escolhem o curso por amor; muitos o fazem pelas promessas de bons salários e de um futuro promissor.

        Na segunda, destaca-se um adjunto de causa em detrimento de outro:

      “Muitos que disputam a chance de entrar em uma universidade pública escolhem o curso não por amor, mas pelas promessas de bons salários e de um futuro promissor.”