Total de visualizações de página

domingo, 1 de junho de 2014

Escreva com simplicidade

           “Embora o governo invista, amplamente, no setor energético, as fontes por ele opcionadas prejudicam seus habitantes e o meio ambiente.” (Redação de aluno)   

         Escrever com simplicidade é uma forma de errar menos. Por vezes a busca por uma palavra ou expressão “difícil” leva a falhas gramaticais e impropriedades semânticas. O preciosismo é inimigo da comunicação. 

       Um bom exemplo é a passagem acima transcrita.  O aluno se refere a uma opção que o governo faz em termos de fontes energéticas.  O verbo relacionado com esse substantivo é “optar”, que tem como sinônimos “preferir”, “escolher”.

        O estudante poderia ter escolhido um desses verbos, que por admitirem objetos diretos permitem a transformação na voz passiva.  Em vez disso, preferiu um suposto derivado de “opção”, que certamente lhe pareceu mais distinto. Resultado: usou um termo que não existe e ainda por cima soa mal.

        Eis a frase corrigida: “Embora o governo invista, amplamente, no setor energético, as fontes por ele escolhidas prejudicam seus habitantes e o meio ambiente.”